Páginas

sábado, 8 de março de 2014

16 principais Duvidas frequentes sobre seu hamster

oie gente ,bom faz muiiiito tempo que eu não entro aki no blog né ? me perdoem por favor ????é que meu PC deu defeito e eu tava entrando mais pelo celular ,mas não dava pra postar pelo celular entendem ? me desculpem mesmo gente ,vou voltar a postar o maximo  que eu puder...e tambem tem uma noticia péssima ,meu hamster morreu :'( ...
vou postar sobre as 16 principais dúvidas sobre hamster,espero que gostem.


1 - É normal meu hamster ficar se limpando, coçando a cabeça?
R: Sim, perfeitamente normal. Eles são animais muito higiênicos. Na realidade eles não coçam a cabeça, mas na verdade as limpam. Isso é sinal de higiene e boa saúde.

2 - Meu hamster não sai da rodinha dele. É normal?
R: Isso é normal. Alguns hamsters podem passar a maior parte do tempo em que estão acordados rodando. Isso é bom para ele se exercitar e não há problemas nisso, desde que haja intervalos para ele comer. Caso seu hamster não rode, isso não significa sinal de má saúde, significa apenas mudanças de comportamento.

3 - Meu hamster fica fazendo barulhos, como se tivesse bocejando, ou suspirando, ou espirrando, não sei identificar.
R: Hamsters às vezes fazem um barulho agudo quando estão achando que alguém está os vigiando e isso é normal. Bocejar é perfeitamente normal e geralmente ocorre quando ele acorda. Espirros podem ser um problema, já que algumas serragens possuem ervas que podem desencadear alergias. Ou então o hamster fica em um ambiente próximo a produtos de limpeza e relacionados de cheiro muito forte.

4 - Raramente meu hamster bebe água, é normal?
R: Hamsters, por morar geralmente em locais com pouca água, têm um organismo que precisa pouco de líquidos. Mas se você usar bebedouro, note se ele consegue sugar a água. Caso não consiga, trocar por um pote de água ajuda bastante. Urina escura é um sinal de pouca água no organismo deles. Caso apresenta urina clara, não há problemas.

5 - Há algum problema de hamsters com barulhos?
R: Se seus hamsters ficarem em um lugar com poucos barulhos e depois forem transferidos para lugar com muitos barulhos, eles notarão a diferença. Como eles dispõem de ouvidos bastante sensíveis, podem se irritar facilmente com sons. Eles ficam desconfiados ao ouvir barulhos no qual não estão acostumados.

6 - Durante o dia, é melhor colocá-los em um lugar com sol e bastante ar ou em um lugar escuro, mais tranquilo?
R: É melhor colocá-lo em lugares escuros, mais tranquilos. Hamsters não gostam de sol, além de correntes de ar poderem prejudiciar sua saúde, já que em seu hábitat natural esses animais vivem em tocas onde não existem esses dois elementos.

7 - Posso criar dois ou mais hamsters do mesmo sexo na mesma gaiola?
R: Sim, desde que sejam irmãos que nunca foram separados. Com hamsters sírios, podem haver brigas, mas as outras espécies são bem mais sociáveis. Além disso, fêmeas brigam mais do que machos na maioria das vezes.

8 - Como saber se minha hamster está prenha?
R: As suas mamas estarão mais aparentes, o que indica que ela está se preparando para amamentação. A hamster ficará mais pesada e com o abdômen mais desenvolvido. O tempo aproximado de gestação é de 18 dias. Caso exceda esse tempo provavelmente sua fêmea não está prenha.

9 - É verdade que hamsters passam doenças para nós?
R: Como pode ser verificado na seção Mitos, isso é uma mentira. Mentira maior ainda é que hamsters passam leptospirose através da urina. Não confundam as coisas: hamsters em boas condições de higiene e alimentação não terão parasitas.

10 - Hamsters de espécies diferentes podem cruzar?
R: Provavelmente não. Já li casos de pessoas que tentaram cruzar hamsters de espécies diferentes e não tiveram sucesso.

11 - Posso passar perfume ou talco no meu hamster para ele ficar com cheiro melhor?
R: É recomendável que não. Hamsters são muito sensíveis a produtos como estes. E eles já se limpam constantemente e por isso não causam mau cheiro. Caso o problema seja o cheiro, pode limpar a gaiola com maior freqüência.

12 - Quais são as desvantagens da criação de hamsters?
R: Existem muitas desvantagens, embora eu ache que haja mais vantagens do que desvantagens. Primeiro que hamsters vivem pouco. Segundo que, embora sejam muito bonitinhos, um dia perderão esse "encanto". São animais mais fáceis de enjoar do que cães e gatos, por exemplo. Terceiro, requerem cuidados diários, menos do que os cuidados com outros animais. Tenha certeza de que é isso quer fazer antes de comprar um hamster irresponsavelmente.

13 - Acho que minha hamster está prenha! Quanto tempo demora a gestação?
R: A gestação de um hamster sírio varia entre 16 e 18 dias aproximadamente. Outras espécies tem tempo de gestação diferente, mas o médio é de 18 dias.

14 - Eu estou pensando em criar um casalzinho na mesma gaiola. Tem algum problema?
R: Muitos problemas! A não ser que você esteja pensando em ter toneladas de ninhadas anualmente, é recomendável não fazer isso. Além disso, a fêmea brigará constantemente com o macho, podendo até matá-lo. A reprodução de hamsters, embora ocorra de forma bastante fácil, requer muitos cuidados especiais e deve ser controlada de todas as formas, como pode ser visto na seção Reprodução.

15 - A minha hamster teve filhotes, mas ela comeu quase todos. O que houve?
R: Embora pareça um ato extremamente cruel, muitos criadores são vítimas disto. Felizmente é um problema que pode ser evitado. Para evitar, durante a gestação forneça à hamster gestante uma alimentação com ovos cozidos sem sal, pão embebido em leite e ração de gato. Além disso, não toque nos filhotes até que eles tenham pelo menos 20 dias para que a fêmea não rejeite. Se tiver que pegá-los durante esse tempo, use uma colher ou outro instrumento que não deixe qualquer vestígio de cheiro, ou a fêmea poderá rejeitar o filhote.

16 - Meu hamster fugiu. O que eu faço?
R: Assim que notar a fuga, feche todas as portas de todos os cômodos para evitar que o hamster eventualmente fuja para fora de casa. Deixe em cada um dos cômodos um pratinho com ração para hamster. Depois de algum tempo, verifique se em algum cômodo a ração esvaziou. Então siga para este cômodo e procure o hamster em todos os lugares possíveis: debaixo de camas, atrás de estantes, debaixo de armários, atrás de caixas, etc. Mas sempre tome todo o cuidado para não ferir o animal. Existem outros métodos para encontrá-lo, mas este é o mais eficiente. Caso a fuga tenha ocorrido na parte externa da casa, primeiramente que você cometeu um erro, pois é recomendável colocar hamsters apenas na parte interna, nunca do lado de fora. Neste caso, você terá poucas chances de recapturar.